quinta-feira, 2 de julho de 2015

Que tamanho de reservatório eu uso?

Para escolher o tamanho da bombona ou do seu reservatório de água pluvial, é preciso atentar-se a dois fatores: O quanto chove na sua cidade e o tamanho do seu telhado. Outra questão, é o quanto você quer investir.

Mas, quanto chove?

Primeiro você precisa saber da média histórica de precipitação da sua região. Você consegue achar isso com alguma paciência no google. A dica é procurar um órgão oficial. No nosso caso vamos utilizar dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Segundo o instituto, tivemos 732 mm de chuva na cidade de São Paulo, acumulados de janeiro até maio deste ano.


Informe obtido no inmet.gov.br. Note as quatro ultimas linhas.
Isso quer dizer que: se tivéssemos um recipiente cúbico de 1m x 1m x 1m, e em uma dessas laterais uma régua, o nível da água marcaria 7,32 cm. No mesmo período mencionado acima.

E daí o tamanho do meu telhado?
imagem de blog.construir.arq.br

Moleza. Agora, só falta saber a área da cobertura de onde a água da chuva será coletada. Por exemplo, se minha casa fosse retangular com 10m de frente e 40m de profundidade ela terá aprox. 400m2 de telhado.
 

Nessa nossa conta, 732mm de chuva na minha cidade X 400m2 que é a área do meu telhado. Seriam 292.800 mililitros d'água, ou seja 2.928 litros.
 

Com um Kit de Mini-Cisterna como o nosso, com capacidade para 150 litros, seriam algo como ter a disposição quase 20 vezes do seu volume nesses quatro meses.
 

Quando você coloca a quantidade de água que é possível armazenar e reutilizar no papel fica, evidente o tamanho da sua economia. Com essas informações será possível dimensionar o tamanho do seu reservatório.
 

Para vocês terem uma idéia. Isso quer dizer que se existisse um sistema de reaproveitamento da água da chuva no Auditório do Ibirapuera, que ocupa cerca de 7000m2, no mesmo período aferido seriamos capaz de armazenar 51.240 litro de água, o que são pouco mais de 2 caminhões pipa.

imagem de Wikipedia.com
Mas, como não dá para ter dois caminhões pipa estacionados na sua garagem você precisa decidir o tamanho do seu sistema de armazenamento.

Os mais comuns são as bombonas de plástico, que variam entre 50l a 240l de capacidade. São ideais para espaços pequenos, corredores e quintais. Podem ampliar a capacidade do sistema quando unidas.


meia dúzia de bombonas interligadas. imagem de acrcd.org
 

Com esses números em mãos, você deve considerar seu gasto mensal da água de reúso, para então poder providenciar uma cisterna que não estará sempre vazia, ou sempre transbordando.
 
Se você quiser dar unas cabeçadas na matemática, aqui tem um documento feito pelo professor Enedir Ghisi, PhD da Universidade Federal de Santa Catarina que apresenta os modelos de cálculos.  
Comece com um pequeno kit de Mini-Cisterna ou um sistema de armazenamento minimamente protegido contra possíveis visitas indesejadas. O importante é armazenar água, mas sempre de olho nos cuidados necessários.

É de dar nó em pingo d'água, ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário