segunda-feira, 13 de julho de 2015

Composteira Caseira

Se preocupar com a água inclui o manejo adequado do seu lixo, principalmente dos resíduos orgânicos. Normalmente o lixo é levado para lixões e a medida que o liquido gerado na decomposição da matéria orgânica se junta com metais pesados presentes no lixo, infiltram na terra e poluem os lençóis freáticos. Por isso é importante cuidar do seu próprio lixo e uma composteira caseira pode ser a solução.

Para ter uma composteira em casa você precisa apenas de alguns baldes, minhocas e um pouco de serragem grossa. Se você não quiser construir uma, você pode comprar uma composteira ou um minhocário na internet ou em lojas especializadas em jardinagem urbana. Mas, não existe muito mistério, é só se atentar ao fato de que devem existir pelo menos uma câmara para os depósitos dos restos orgânicos e um sistema para deixar escorrer o chorume para fora da composteira.

O chorume é um líquido gerado pela decomposição do material orgânico da composteira. Se ele não tem para onde escorrer começa a encharcar a terra e conseqüentemente provocar a fuga das minhocas do minhocário. Os anelídios sao muito sensíveis à umidade, principalmente as do tipo californianas, que são as mais indicadas para esse tipo de composta caseira.

O importante é sempre que for alimentar a composteira com os restos orgânicos, nunca deixar nada fresco em contato com ar. Cubra todo o lixo com a serragem grossa ou com alguma matéria orgânica seca (resto de podas ou folhas) Esse é o grande macete para ter uma composteira funcionando sem cheiro nem moscas.


imagem de Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Evite alimentos cítricos em excesso, do tipo laranja, limão, mixirica e afins. Isso baixa o PH do solo e pode ser prejudicial para suas novas pequenas vizinhas. Alimentos cozidos com muita gordura ou fritos também são contra indicados.

O melhor mesmo é priorizar cascas de frutas, restos de vegetais e daquela salada que fez aniversário na geladeira (se estiver sem tempero). Você pode colocar os alimentos inteiros ou picados, quanto menor, melhor, isso acelera todos os processos dentro de uma composteira.

Mãos à obra e boa compostagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário